segunda-feira, 26 de abril de 2010

Monólogo entre quatro paredes

Quatro paredes. Um cômodo triangular seria, provavelmente, considerado mal estruturado: o que se faria então com os móveis? Tudo agora era silêncio e ele degustava cada gota dessa ausência. O chefe havia ordenado uma dessas tarefas que qualquer outro da repartição poderia realizar, a vida na verdade é uma enorme repartição. Pensou que essa era uma frase digna de um grande pensador, mas pensadores não são funcionários públicos.

Não havia por que reclamar de sua vida, afinal tudo é poesia e, no seu caso, parnasiana de métrica marcante. Refletiu sobre cada colega seu, todos trabalhando, todos pensando na rotina de seus outros colegas e achando que cada um talvez não veja sentido no ser. A cada dia, enviar os mesmos documentos: “Ricardo, Excelentíssimo é com c?” Trabalhar para viver e manter a vida de outros. Da mulher, dos filhos, da mãe adoentada. Tudo se sustenta comprando e, assim sendo, a vida se torna um grande mercado: um mercado dentro de uma repartição. Seremos substituíveis porque todos podem aprender nossas funções e assim poderão comprar, transformando nossos lares em escritórios, nosso sexo em guia de tramitação de processo e nosso amor em produtos de liquidação.

E então vem a revolta. Aquela mesma revolta que ele sente toda terça-feira às quatro horas. Mas hoje será diferente. Levanta e, sem olhar pra trás, vai embora. Espera que alguém lhe grite - Aonde vai? - Embora. Não agüento mais esse trabalho, essa rotina fria e sem graça. E então diriam - Não faça isso! Ninguém carimba uma ficha de recebimento de ofício como você - E aí tudo ficaria bem. Ele voltaria feliz ao seu trabalho: seria único.

Mas a verdade é que ninguém o vê entrar no carro e pegar a avenida no sentido oposto ao de sua casa, enfiar-se com pressa em um beco deserto e mergulhar de vez na imensidão do não existir.

3 comentários:

  1. Gostei. Falo mesmo :)
    Até senti uma ponta de Marx ali em cima, em "udo se sustenta comprando e, assim sendo, a vida se torna um grande mercado: um mercado dentro de uma repartição. "
    Mas eu gostei mesmo da história. E até porque quantas vezes a gente, mesmo tendo o tanto que tem, que já é bem bastante, não se sente assim, né? Querendo fugir de nada ou em direção ao nada?
    E onde estão as respostas?

    ResponderExcluir
  2. aheuaheuaheuaehua
    engraçado...mesmo tendo mudado muito a minha visão em relação à obra de Marx, o manifesto do partido comunista foi o livro que mais reli até hoje! Essas coisas marcam nosso coração

    ResponderExcluir
  3. achei muito bom, reflete bem os dilemas existenciais de um funcionários público, principalmente quanto ao "trabalhar pra viver a vida de outros..". Mas nossas tarefas às vezes muda...

    ResponderExcluir