segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

27 de Dezembro: impressões de La Paz

Nosso hotel fica em frente a uma Igreja. Hoje, aproximandamente às dez da manhã, vi ocuparem suas escadas algumas dezenas de pessoas sob densos trajes pretos, alguém fugiu do sistema. A cidade continua a pulsar freneticamente: uma garota anda de patins, muitas pessoas correm de um lado para o outro, uma velha a pedir esmolas. Ao lado da Igreja um imenso outdoor com uma mulher loira segurando um shampoo. Engraçado isso, aqui em La Paz quando se encontra alguém com traços arianos já se sabe logo que é turista. Os pobres aqui tem feições indíginas e trajes típicos: párias que a cidade busca varrer para o tapete, ignora, desvia, afoga no concreto. Lembrei que no Brasil nossos pobres também tem feições típicas: negras, com a diferença de que andam de bermuda e descalços, não sob os pesados mantos coloridos que amenizam o frio boliviano.

Não há lixo no chão do centro da cidade, os prédios são altos e bonitos como numa máscara. Do alto de nosso apartamento é possível ver  o El Alto, a parte da cidade que acomete os morros num rompante de casas somente no tijolo erguidas desenfradamente umas acima das outras. Hoje saí na minha caça por livros e descobri que é bem difícil encontrar as livrarias abertas aqui, os estabelecimentos abrem e fecham na hora em que bem entendem, mas, nos poucos onde entrei, pude perceber a predominância larga de livros socialistas. Hoje a tarde meus companheiros de viajem pararam para descansar nesse hotel tão confortável, foi um dia de contemplações.

Um comentário:

  1. Que bom filhão. Espero que estejam todos bem, thiagão, Ivens e Nanda (cuide bem dela). Suas linhas tem servido de alento para amenizar as preocupações e matar a saudade. Fico feliz de ver que está gostando da viagem. Espero que o resto da turma também. Fazendo minhas as palavras do Guilherme (que deveria estar aí), com uma pequena adaptação: ...Vai escrevendo daí, que daqui, vou viajando com vocês." Beijo Grande. Saudades. Sua mãe também manda abraços.

    ResponderExcluir